Ansiedade e falta de foco, os males do empreendedor digital

Tempo de leitura: 5 minutos

ansiedade e perda de foco1

Muitos de nossos últimos artigos aqui do blog vêm tratando daquilo que faz o empreendedor digital ter sucesso ou sair derrotado. Tais temas são escolhidos em virtude da experiência que temos com os nossos alunos da metodologia 5×5 Escalável. Neste artigo, vamos falar sobre dois pontos que vêm atrapalhando muito o mindset dos lutadores online: a ansiedade e falta de foco, os males do empreendedor digital.

Existe uma relação paradoxal entre ansiedade e falta de foco. Isto porque o ansioso é exatamente aquele que está focado. Ele está focado no que planejou, porém, como a demora dos resultados cria a ansiedade, o foco se perde por tentativas quase desesperadas, vãs e mal planejadas de acelerar tais resultados.

Você seguiu os passos do método; planejou as etapas porvir; elaborou as metas e os objetivos de cada etapa; construiu diligentemente o sistema que, espera, lhe dará retorno; agora, é só fazer o processo andar… E você faz isto, mas algo dentro de sua mente insiste em duvidar. Você não percebe, mas um sentimento fantasma, aleatório e contrário àquele positivo que lhe fez montar todo o empreendimento digital, não para de sussurrar em seu ouvido: cadê os resultados? os resultados virão? É a ansiedade!

Você é líder de si mesmo?

Em artigo anterior, tratamos da importância em se tornar um líder, haja vista o sucesso ser mais fácil com um grupo que sozinho. Além disso, em nosso Marketing do Sucesso, formamos líderes com este objetivo: sucesso. Então, perguntamos: você é líder de si mesmo? Ou assim, você tem domínio de si mesmo? Sua resposta é crucial para se tornar um vencedor no digital, afinal, como liderar os outros se não consegue liderar a si próprio?!

Voltemos a ansiedade pelos resultados. É neste momento que aquele otimista e zeloso novo empreendedor começa a perder o foco. Sua atenção não está mais no processo e, sim, no resultado final. Esqueceu que o telhado é a última parte na construção da casa. No processo está toda a engrenagem prática que, aplicada após estudos e teorias, o fez acreditar que chegaria lá. Mesmo assim, a ansiedade alastrada em seu íntimo o fez fechar as janelas do planejamento lógico.

Augusto Cury, psiquiatra e excelente escritor, tem um livro chamado “Ansiedade: Como enfrentar o mal do século”. Tratando dos tipos de janelas da memória, ele descreve as “Janelas Killer”, dizendo: “Correspondem a todas as áreas da memória que têm conteúdo emocional angustiante, fóbico, tenso, depressivo, compulsivo. São as janelas traumáticas ou zonas de conflito. […] Assim, como o próprio nome diz, são as janelas que assassinam não o corpo, mas o acesso à inúmeras outras janelas da memória, dificultando ou bloqueando respostas inteligentes em situações estressantes”.

Este bloqueio ou dificuldade é comum em muitos alunos que, quando se trata dos resultados almejados, parecem fechar as janelas da calma, confiança e motivação. Está criada uma zona de conflito. E o pior, a incapacidade de lidar com esta situação, de reverter tal quadro, irá determinar, muito provavelmente, o insucesso de seus projetos online.

Como se livrar da ansiedade e da perda de foco nos projetos online

A resposta que damos para esta questão é objetiva: treinamento. Preparar o mindset vencedor para um projeto digital requer muito treinamento. Consideramos que o antídoto da ansiedade é estar preparado. Preparado pelo treinamento. É ter desenvolvido ao máximo os atributos do empreendedor de sucesso. Neste ponto, é interessante relembrar um livro antigo, de 2008, de Blanchard e Hutson, “O Empreendedor-Minuto”. 

Nele, os autores citam o que consideram “os 20 principais atributos do empreendedor bem-sucedido”. São eles:

  1. Tem muitos talentos e recursos
  2. Centrado em um propósito maior
  3. Focado
  4. Disposto a correr riscos
  5. Capaz de resolver problemas
  6. Com tino para vendas
  7. Visionário
  8. Otimista
  9. Focado em liderança
  10. Ambicioso
  11. Inovador
  12. Íntegro
  13. Adaptável
  14. Comunicativo
  15. Automotivado
  16. Estratégico
  17. Voltado para a equipe
  18. Determinado
  19. Curioso
  20. Equilibrado

Mesmo o livro sendo direcionado para empreendimentos físicos, todos estes atributos caem perfeitamente ao perfil digital. Em relação ao tema deste artigo, ansiedade e falta de foco, os males do empreendedor,  podemos fazer algumas considerações. 

Ao responder a pergunta que fizemos lá em cima, sobre se você é líder de si mesmo ou tem domínio de si mesmo, responda pensando se você tem os atributos “Adaptável”, “Automotivado”, “Determinado” e “equilibrado”.

Já para responder se pode liderar os outros, pense se você é “Focado em liderança”, “Comunicativo”, “Voltado para a equipe” e “Íntegro” (ninguém segue um líder que não é íntegro).

Agora, para responder se a ansiedade vai ser um killer em seu projeto, responda se você é “Estratégico”, “Com tino para vendas” e “Disposto a correr riscos”. Caso você seja tudo isso, é provável que não venha a perder o foco do planejamento, recorrendo a ações intempestivas e infrutíferas, afinal, está “Focado” e “Centrado em um propósito maior”, sabendo que é “capaz de resolver problemas”.

Talentos são aperfeiçoados e recursos são adquiridos 

Quanto a “Tem muitos talentos e recursos”, aperfeiçoa-se ou adquire-se através de treinamento. E quanto a ser “Visionário”, “Otimista”, “Ambicioso”, “Inovador”, “Curioso”… são características pessoais do empreendedor que, só por estar lendo este artigo, é provável que você as tenha.

Busque se conhecer melhor, associando suas características pessoais com suas intenções no mundo digital. Lembre-se que existem métodos e ensinamentos que podem desenvolver seus talentos e prepará-lo(a) para vencer na internet.

Estamos aqui para ajudar nossos alunos a atingir seus sonhos digitais. Adquira os recursos necessários através de treinamento adequado. Falamos em treinamento. Sim, treinamento para criar um projeto online que dê certo; treinamento para ser um líder; treinamento para estar preparado para quando chegar a ansiedade e falta de foco, os males do empreendedor digital. 

E seja feliz!

Bibliografia citada:

  • “Ansiedade: Como enfrentar o mal do século”. Augusto Cury, 2013, Editora Saraiva.
  • “O Empreendedor-Minuto”. Ken Blanchard e Don Hutson, 2008, Editora Sextante.

Deixe o seu comentário aqui!

comments