Afiliado Profissional

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  afiliado profissional

O título deste artigo é curto, Afiliado Profissional, mas diz tudo. Aliás, o complemento “profissional” após o termo afiliado é praticamente uma redundância e poderia ficar de fora, pois todo afiliado é profissional. Isto é verdade? Deveria ser mas, infelizmente, não é. Então, vamos colocar assim: todo afiliado é um afiliado profissional… ou melhor, deveria ser.

É por aqui que queremos começar: para muitos empreendedores digitais que buscam a vitória como afiliados de infoprodutos está faltando profissionalismo. Isto é fato, e traz uma consequência contrária àquela vitória que desejam: a derrota.

Gostamos de lembrar sempre que ser um empreendedor digital é como ter um negócio físico ou mesmo como ser um profissional de nível técnico ou superior. Requer estudo, conhecimento, especialização e demais características que levam alguém a vencer em sua área. Mas, no mundo da internet, muitos pensam que podem pular ou deixar de lado qualificações ou propriedades inerentes ao sucesso. 

Ser um afiliado não basta para crescer, tem que ser um afiliado profissional. E, para isto, (1) mentalidade (mindset), (2) conhecimento, (3) proatividade e (4) ética se juntam para formar o verdadeiro afiliado profissional. Pergunta: tendo estas quatro características, é garantia de sucesso? Talvez sim, talvez não. No entanto, com certeza, sem elas o sucesso sustentado (que é um dos objetivos do verdadeiro profissional) não acontecerá. É sobre estas propriedades profissionais impreteríveis que falaremos agora.

1 Mentalidade ou Mindset

Quando falamos aqui em Mindset, estamos nos referindo a Mindset empreendedor, ou seja, pensamento ou mente empreendedora. É sabido que abrir um negócio ou iniciar um projeto empreendedor requer assumir riscos, pois, quase inevitavelmente, eventuais fracassos virão. O quão preparado para isto você está? Sua mente já adquiriu recursos para viabilizar o negócio, mesmo na adversidade? Para não esmorecer e tocar adiante a produção, a organização ou as vendas a que se propõe? Seu pensamento empreendedor é versátil e adaptável? Pois um verdadeiro afiliado profissional tem esta mente.

Se, por um lado, o termo Mindset é conceituado pela professora de psicologia na Universidade Stanford, Carol S. Dweck, ph.D. como  “a atitude mental com que encaramos a vida”, por outro lado, o Mindset empreendedor pode ser adquirido. Ou seja, não necessariamente ele é inato. O fundamental aqui é você saber que ter um mindset empreendedor é ingrediente fundamental para empreender. Muitos projetos digitais, inclusive alguns bons, fracassam porque seus autores não possuem mindset empreendedor. Tudo começa por aí: com o que está em sua mente, com o seu preparo mental para empreender. Lembre-se: afiliado profissional tem pensamento empreendedor.

2 Conhecimento

Como alguém pode ser profissional sem conhecimento? Sem conhecimento teórico e prático de seu métier, de sua profissão, de seu negócio? Impossível. Mas a pergunta que não cansamos de repetir é: por que muitos (não todos) empreendedores digitais se iludem e acham que na internet talvez se possa chegar lá sem adquirir o verdadeiro conhecimento para tal? Por que pensam que ser afiliado é suficiente para vencer? É realmente difícil de entender tal questão. O fato é que estes falsos empreendedores colhem rapidamente o que plantam: o fracasso e a desilusão.

Sem conhecimento não existe o real afiliado profissional. Sem conhecimento não se é profissional. Pense em um médico de sucesso, algum que você conheça, que já lhe tratou ou que já ajudou alguém de sua família a melhorar, a ter a saúde volta… Agora responda: ele conseguiu isto sem conhecimento? Agora pense no circuito elétrico de seu apartamento e de todo o seu prédio. Esta instalação elétrica está funcionando há quantos anos? 10 ou 20 anos talvez… Novamente responda: quem fez tal instalação tinha conhecimento do que fazia ou não? Claro que sim… Mas na internet, ainda tem quem pense que se pode vencer sem conhecimento. Não vão conseguir. Lembre-se: afiliado profissional tem conhecimento.

3 Proatividade

Proatividade… que palavra bonita. Não só em sua estética, mas em seu significado. Talvez, um dos conceitos mais importantes do empreendedor profissional. Se fala muito na proatividade do funcionário, mas aqui queremos focar a proatividade do empreendedor, daquele que quer ser um afiliado profissional. 

Antes de entender o seu conceito e porque proatividade é importante para o vencedor digital, vamos revisar o que entendemos por “eficiente” e “eficaz”. Eficiente é referente ao processo, ao andamento das coisas. Enquanto eficaz é referente ao resultado, ao final das coisas. Ambas, eficiência e eficácia, são qualidades do proativo.

O indivíduo pode ser muito eficiente porque lida bem com diferentes situações do trabalho ou do projeto, tem alguma visão por ser motivado, executa tarefas com certa facilidade, toma algumas decisões próprias e tende a enxergar erros no processo. Porém, inconsistência, falta de avaliação do progresso ou inabilidade o fazem não ter resultados resultados positivos, ou seja, não é eficaz. É eficiente, mas não é eficaz.

De outra forma, o indivíduo é pragmático, executivo, objetivo e focado em resultados. Usa seu tempo em tarefas meios, porém, sempre pensando no que vai colher com elas. Com conhecimento, encurta caminhos. Delega a outros somente aquilo que não necessita a sua expertise. Toma decisões consistentes e avalia facilmente o progresso de suas ações. Ao final, tem resultados positivos. É eficaz, mesmo não sendo tão eficiente.

Consideramos que o afiliado profissional é proativo, portanto, sabe ser eficiente e eficaz em dose certa. Sabe avaliar o que é importante nas diferentes fases de seu projeto online; entende o que deve produzir antes para chegar ao resultado final; ousa buscar opções, alternativas para resolver problemas do processo; não perde o foco dos resultados; compreende bem a necessidade do conhecimento crescente e da ajuda de terceiros especializados. Enfim, o afiliado profissional é proativo.

4 Ética

O indivíduo está na ação continuada em busca de se tornar um afiliado profissional. Já trabalhou seu mindset empreendedor, vem adquirindo conhecimento e está usando toda a sua proatividade em benefício dos resultados que almeja alcançar no menor tempo possível.

Mas aquela ansiedade natural do início, aquele medo normal de não sair vitorioso ou uma certa compulsão por pular etapas do projeto implantado faz com que o empreendedor, que até aqui vinha bem, receba o diabinho em seu ombro esquerdo dizendo: ética não é necessário. E aqui se vai tudo o que foi feito com tanto labor e boas intenções. 

O afiliado profissional vai se deparar com um regramento a ser seguido em seus empreendimentos online. Sejam regras em nível de Lei, como as do Código Civil Brasileiro, sejam regras em forma de termos de uso, aplicadas pelas plataformas de afiliados.

Não se pode burlar ou lidar irregularmente com políticas de privacidade, direitos autorais, dados fornecidos, informações sigilosas de clientes e colaboradores. Não se pode passar informações falsas ou falsa comunicação sobre produtos a clientes. Não se pratica spam. Não se faz a comercialização por meios não autorizados. Não se descumpre obrigações legais quanto às vendas. Não se dá falsas garantias ou suporte inadequado. Não se usa conteúdos subtraídos de terceiros, furtados ou roubados, nem produtos falsificados ou adulterados, ou mesmo conteúdo que promete o atingimento de qualquer tipo de resultado sem respaldo.

O afiliado profissional sabe que ser ético é isto e muito mais. Ser ético, muitas vezes, é o que vai diferenciá-lo no mercado, quando seu cliente o comparar com outro fornecedor que agiu mal com ele.  Portanto, não dê atenção ao diabinho em seu ombro. Tenha a convicção que os resultados virão, pois você traçou o caminho de forma correta, e não há trabalho sem frutos!

E seja Feliz! 

 

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