Falando sobre Marketing de Afiliados

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Temos falado aqui no blog sobre vários tipos de Marketing, na tentativa de levar até você um pouco mais de informações agregadoras ao seu conhecimento. Falamos principalmente do marketing tradicional, do marketing multinível (ou de rede) e do marketing digital. Neste artigo vamos ampliar o assunto, especificamente falando sobre marketing de afiliados, haja vista ser esta uma área ótima para vencer trabalhando pela internet.

Podemos considerar o termo “afiliado”, usado no mundo digital, como um sinônimo de “representante”, usado no mundo físico. Vamos explicar. Uma determinada indústria, que é uma empresa física, fabrica um produto qualquer e se vale de representantes (ou distribuidores) para distribui-lo no atacado ou mesmo no varejo. Estes representantes ganham (ou acrescem) um valor percentual, que é a sua comissão por venda.

De forma paralela, no mundo da internet existem fabricantes de produtos digitais, também chamados infoprodutos, que se utilizam de “afiliados” para oferecer e vender essas mercadorias. Assim, afiliado é alguém que se associa a criadores de produtos digitais, que podem ser pessoas ou empresas, a fim de ganhar comissões por venda.

Infoprodutos

Só existe o afiliado porque existe o infoproduto. Existem dezenas de formatos em que são confeccionados os produtos digitais. Cursos online, área de membros, serviços de assinatura. E-books, documentos, ingressos para eventos, screencasts, filmes, clips, áudios, software, programas, imagens, aplicativos e tantos outros, todos considerados produtos para serem comercializados através da internet. Eles são confeccionados para o mundo virtual, por isso, em princípio, não são palpáveis e chegam até o consumidor pelos meios tecnológicos, como o computador e o celular.

No universo da tecnologia da informação, os infoprodutos são consumidos em todos os nichos de mercado imagináveis. Saúde, educação, tecnologia, finanças, design, entretenimento, moda, música, relacionamentos e tantos outros. De fato, é o que existe de mais atual e prático no consumo. Você entra na internet, escolhe o seu produto e compra, recebendo em seu computador rapidamente.

Afiliados

No mundo do consumo, o marketing tem a missão de mostrar ao cliente potencial que determinado produto pode agregar valor a sua vida. Seja pela função prática, seja pelo efeito psicológico. O marketing faz as pessoas sentirem serão melhores com aquele produto ou serviço, por isso vale tanto à pena comprá-lo.  

O Marketing de Afiliados é o paralelo a isso, porém, no mundo digital. Como afiliado de determinado produto ou serviço, sua missão é a de fazer chegar ao cliente potencial a informação de que aquilo existe e que vai resolver o seu problema, sem que ele precise sair de casa (ou de onde estiver) e com um preço justo. O afiliado precisa atrair o cliente comprador. Bem, é aqui que a coisa começa a ficar séria.

Alguns componentes envolvidos no marketing de afiliados

O primeiro deles é o infoproduto a ser escolhido pelo futuro afiliado, a fim de associar-se e iniciar um trabalho de vendas com sucesso. Estes produtos digitais estão em “prateleiras” virtuais muito bem distribuídas e organizadas, em plataformas que são verdadeiros atacadões, com grande quantidade e variedade de gostos. Lá, o interessado fará a sua pesquisa, estudará o mercado para se certificar que tal produto é vendável, escolherá o infoproduto e entrará em contato com produtor para obter autorização para vendê-lo. Alguns exemplos destas plataformas que hospedam infoprodutos são a Hotmart e a Eduzz.

Agora o produto está escolhido e autorizada a venda. E o segundo ponto é o seguinte: onde, como e para quem o afiliado irá vendê-lo!? Existem muitas formas de vender infoprodutos na internet. Blogs, páginas de venda, Facebook, Instagram, anúncios pagos, youtube, e-commerce, email marketing, lives e outros. E existem basicamente três tipos de clientes: o motivado que, por ele mesmo, busca uma solução para seu problema através de algum produto; o pouco motivado, que precisa de uma solução para seu problema mas não se motiva a buscá-la; e o totalmente desmotivado, que nem tenta resolver seu problema, muito menos considera que existem produtos que podem ajudá-lo. Aqui, chegamos ao terceiro componente.

Quaisquer dos três tipos de clientes acima, precisam ser atraídos para o infoproduto que o afiliado está vendendo. Ele precisa saber que aquilo existe e chegar a ele de forma a conhecê-lo. Na internet, atrair clientes potenciais significa gerar tráfego. Quanto mais interessados chegarem ao seu “ponto de venda” online, ou mesmo “ponto de exposição”, maior será o número de vendas. Então, gerar tráfego é fundamental. 

O afiliado é um empreendedor digital e precisa de ferramentas para o sucesso

Infoproduto. Pontos de vendas. Conteúdo publicitário. Tráfego. Distribuição. Métricas de controle… e tantos outros elementos que fazem parte do marketing de afiliados, fazem deste indivíduo um empreendedor, um “empresário” digital. E você se pergunta: com tudo isso, como eu, que não tenho experiência nesta área, poderei vencer? E a resposta simples: adquirindo ferramentas de conhecimento e prática. Nós, aqui do blog, oferecemos uma das principais fórmulas do Brasil para começar no marketing de afiliados e chegar a ser um empreendedor digital de sucesso. É o Método 5X5 Escalável, que você vai conhecer na íntegra clicando aqui.

E seja feliz!

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