Como montar um Funil de Vendas para um Negócio Local

Tempo de leitura: 7 minutos

Como montar um Funil de Vendas para um Negócio Local

Um dos principais componentes de um plano de marketing é o funil de vendas. Um funil de vendas para um negócio local refere-se ao processo pelo qual uma empresa conduz seus clientes para fazer compras – desde quando os clientes descobrem sua marca até quando clicam em “comprar”.

É chamado de funil – e não de pirâmide ou círculo de vendas – porque o número de clientes que você alcança fica progressivamente menor a cada etapa. 

Existem basicamente quatro estágios no funil de vendas para um negócio local:

  1. Conscientização – quando um cliente em potencial fica sabendo da sua empresa;
  2. Interesse – quando um cliente em potencial deseja saber mais sobre seus produtos ou serviços;
  3. Decisão – Quando um cliente em potencial está pensando na possibilidades de finalizar a compra;
  4. Ação – Quando um cliente faz uma compra.

Aprender a construir um funil de vendas pode ter um grande impacto no sucesso do seu negócio.

De acordo com a pesquisa State of Inbound Marketing de 2018 da HubSpot, 75% das empresas disseram que sua principal prioridade de vendas era fechar mais negócios, enquanto 48% disseram que estava melhorando a eficiência do funil de vendas. 

Os dois objetivos estão ligados, no entanto, fechar negócios será mais difícil se não tiver a ajuda de um bom funil de vendas.

O objetivo de aprender a construir um funil de vendas é fornecer mais informações sobre os processos de tomada de decisão e compra do seu cliente. 

Isso, por sua vez, pode ajudá-lo a descobrir como atrair mais clientes, melhorar as vendas e o orçamento para marketing.

A partir de agora você aprenderá a montar um funil de vendas para um negócio local que vai otimizar sua taxa de conversão e aumentar suas vendas.

Entre na mentalidade do cliente

Antes de traçar seu processo de vendas, é útil colocar-se na mente de um cliente. Considere como alguém pode ouvir sobre sua empresa, seja por meio de boca em boca, um anúncio online ou uma pesquisa no Google. 

Assim que souberem do nome da sua empresa, eles visitarão o seu site? Pesquisarão sobre sua empresa no Google ou no Instagram? Ou fariam outra coisa?

Faça uma lista de todas as etapas possíveis que os clientes em potencial podem seguir antes de fazer uma compra e, em seguida, categorize cada uma dessas ações em reconhecimento, interesse, decisão ou ação. Essas informações servirão como guia para a criação do seu funil.

Para isso, siga as seguintes etapas:

Etapa 1: direcione o tráfego para seu site

O estágio de conscientização é sobre colocar sua mensagem, marca ou produto na frente de uma ampla faixa de clientes em potencial.

Para descobrir por onde começar, identifique seu público-alvo. Onde seus clientes em potencial vivem e trabalham? Como eles gostam de gastar seu tempo e dinheiro? 

Reunir informações sobre seus interesses, problemas e hábitos é fundamental para descobrir onde alcançá-los e como posicionar sua marca ou produto para atraí-los.

É uma boa ideia empregar alguns métodos diferentes de inbound marketing para alcançar mais pessoas e direcionar o tráfego para seu site. 

Dependendo do seu setor, orçamento de marketing e dados demográficos do cliente, você pode usar o Google Ads, Facebook Ads, postagens pagas de mídia social, anúncios online, campanhas de influenciadores ou materiais promocionais, como folhetos e cartazes. 

Ferramentas como o Google Analytics podem ajudá-lo a rastrear o tráfego do seu site e ver quais estratégias são mais eficazes.

Outra ferramenta poderosa é BuilderAll, ela permite criar um funil de vendas rapidamente e monitorar os resultados em tempo real.

Passo 2: Desperte o interesse

Durante o estágio de interesse, os clientes em potencial estão coletando informações, realizando pesquisas e comparando as compras. 

Eles podem clicar em um anúncio ou postagem de mídia social que os leve ao site da sua empresa, onde você terá uma oportunidade melhor de engajá-los.

Cause uma boa impressão renovando sua página de destino. Uma interface de usuário limpa, visuais interessantes, fotos de produtos atraentes e um texto atraente podem ajudar a despertar o interesse do cliente.

A transparência também conta muito. A publicação de seus preços e avaliações de clientes pode incentivar os clientes a continuar navegando em seus produtos e páginas da web. 

Na verdade, de acordo com um relatório de 2017 do Spiegel Research Center, exibir avaliações de clientes em seu site pode aumentar a conversão em 270%.

Para ver o que os clientes mais respondem, use uma ferramenta como o Optimizely para fazer um teste A/B de suas imagens, cópia e layout do site.

Etapa 3: envolver os clientes

O estágio de decisão é quando as pessoas que manifestaram interesse em seu negócio estão refletindo sobre sua escolha – às vezes durante algumas horas ou semanas. 

Conhecendo as etapas de um Funil de Vendas

Nem sempre é óbvio por que os clientes em potencial não fizeram uma compra, portanto, construir esse estágio do funil pode exigir mais estratégia e experimentação.

Você pode usar o Google Analytics ou software de gerenciamento de relacionamento com o BuilderAll, para obter relatórios sobre quanto tempo as pessoas permanecem em seu site e quais páginas elas visitam mais. 

Ter um detalhamento visual do comportamento dos visitantes na web pode ajudá-lo a entender quais informações os clientes podem estar perdendo para fazer sua escolha.

Nesta fase do funil de vendas para um negócio local, a entrega de conteúdo que eduque e tranquilize os clientes em potencial deve ser sua prioridade. 

Além de escrever descrições detalhadas de produtos, considere criar uma página de perguntas frequentes, postar demonstrações de produtos ou compartilhar fichas técnicas com estatísticas que demonstram o sucesso de seus produtos ou serviços.

Outras táticas eficazes de marketing de conteúdo incluem boletins informativos por e-mail, infográficos, postagens em blogs e vídeos. 

Em uma pesquisa de 2018 da Databox, especialistas em marketing classificaram os blogs como o formato de marketing de conteúdo que teve o maior impacto em seus negócios.

O vídeo também está ganhando popularidade. De acordo com o relatório The State of Video Marketing 2019 da Wyzowl, 87% dos consumidores disseram que gostariam de ver mais conteúdo de vídeo das marcas este ano.

Passo 4: Facilite as compras

A quarta etapa do funil de vendas é onde os clientes fazem a escolha de compra. Nesse estágio, eles estão munidos de informações, mas ainda podem ser influenciados de uma forma ou de outra por detalhes logísticos. 

Por exemplo, os clientes podem abandonar seu carrinho virtual depois de ler uma política de devolução rígida, perceber a falta de opções de pagamento no checkout ou ver o custo do frete.

Para aumentar a chance de os clientes avançarem, experimente diferentes maneiras de agilizar o processo de checkout. 

Além de reduzir o número de formulários online que os clientes precisam preencher, considere deixá-los fazer o checkout sem fazer login ou criar uma conta. 

Também é inteligente oferecer uma variedade de opções de pagamento que incluam Pix, boleto, cartões de crédito, carteiras digitais, criptomoedas, etc. assim os clientes não ficarão presos.

Continue testando e revisando

Os funis de vendas não são imutáveis. Para que um funil de vendas para um negócio local traga os resultados desejados, continue testando e experimentando diferentes táticas de marketing e vendas para garantir que seu funil permaneça eficaz. 

Builder All a melhor ferramenta para montar um Funil de Vendas

Para isso, você precisa conhecer a BuilderAll, inclusive já citei antes neste artigo. Esta poderosa ferramenta permite que você obtenha feedback de seus clientes analisando os dados de acesso, a interface do seu site, processo de checkout e produtos. 

Com apenas alguns cliques, você também pode criar e testar campanhas de e-mails marketing ou rastrear o engajamento de mídia social.

Lembre-se de que seu funil de vendas mudará à medida que seu orçamento de marketing evoluir, por isso, é importante continuar monitorando seus métodos para ver quais estratégias você pode eliminar e quais têm o maior retorno, e para isso, a Builder All é fundamental para garantir vendas todos os dias.

Portanto, experimente grátis por 14 dias e me conte os resultados, terei o maior prazer em mostrá-los aqui em nosso site!

Deixe o seu comentário aqui!

comments