Funil de Vendas: o Guia Completo para iniciantes

Tempo de leitura: 5 minutos

Conhecendo as etapas de um funil de vendas

Você provavelmente já deve ter ouvido o termo funil de vendas antes e provavelmente está se perguntando o que ele faz e porque é tão importante para os negócios?

Um funil de vendas é a maneira mais sistemática de construir confiança, relacionamentos e incentivar as pessoas a querer sua marca antes de fechar uma venda – e é extremamente poderoso quando bem feito.

Neste guia, você aprenderá o que exatamente é um funil de vendas, como eles funcionam, quais as etapas o compõem e como criar um funil de vendas facilmente.

Depois de entender a ciência por trás disso, você verá porque um funil de vendas é a melhor maneira de gerar lucros e poderá transformar qualquer produto ou serviço em um grande sucesso.

O que é um funil de vendas?

Antes de prosseguirmos, provavelmente seria útil explicar exatamente o que é um funil de vendas e para que você o usará. Essencialmente, um funil de vendas pode ser imaginado como um filtro para selecionar os seus clientes.

Você começa com uma ampla abertura para capturar o maior número possível de leads (usuários) e, em seguida, reduz gradualmente esses leads para apenas os clientes mais engajados e interessados.

Ao mesmo tempo, você criará confiança, engajamento e preparará as pessoas para fazer uma compra.

Você também pode pensar nisso como uma escada, com cada degrau aproximando seus clientes do topo, onde você eventualmente tentará vender para eles.

Na prática, isso significa uma série de diferentes estratégias de marketing, cada uma organizada para gerar cada vez mais leads direcionados para o seu negócio.

Assim, você pode começar com um simples anúncio ou postagem de blog, depois passar para uma lista de e-mail, depois para um “ebook gratuito”, depois para um seminário, depois para uma pequena venda de produto e depois para uma grande venda.

E cada vez que um cliente clica no próximo link ou segue você para a próxima etapa, é cada vez mais provável que ele compre de você.

Etapas de um funil de vendas

Como a maioria das empresas, você provavelmente depende de atrair novos visitantes, transformá-los em leads, converter esses leads em clientes e, em seguida, entregar a esses clientes resultados surpreendentes.

Funil de Vendas - como gerar leads todos os dias

Muitas pessoas chamam isso de jornada do cliente, que é o processo pelo qual os compradores passam antes de comprar. Essa jornada é vista na perspectiva do comprador, não do vendedor como no funil de vendas. 

Geralmente é dividido em três etapas:

  1. Topo do funil (ToFu);
  2. Meio do funil (MoFu);
  3. Fundo do funil (BoFu).

Vejamos com mais detalhes cada uma delas.

1 – Topo do funil de vendas (ToFu): A conscientização

Nesta etapa, seus potenciais clientes enfrentam um desafio, estão pesquisando e buscando mais informações sobre um determinado assunto. 

Buscam uma solução e descobrem em seu site produtos ou serviços para solucionar suas dificuldades. 

Geralmente este visitante chega ao seu site por meio de anúncios, postagens no seu blog, mídias sociais etc.

Nesta etapa, o visitante ainda não sabe que possui um determinado problema, você pode utilizar conteúdos de marketing na forma de postagens de blog, vídeos, white papers, podcasts e infográficos para fornecer informações sobre o problema e conscientizá-lo que existe uma saída para resolver tal problema.

Você pode utilizar uma isca digital como um ebook gratuito, uma planilha, um cupom de desconto para captar suas informações como nome, telefone, email, etc.

2 – O meio do funil de vendas (MoFu): A qualificação

Quando seu visitante percebe que tem um problema, é hora de levá-lo para a segunda etapa do funil de vendas, o meio do funil ou simplesmente MOFU. Neste momento ele precisa se tornar um lead.

Nesta etapa, o seu lead já identificou que tem um problema e que precisa resolvê-lo. Ele agora precisa de um pouco mais de informações, seu conteúdo deve informá-lo sem parecer uma venda direta. 

Por exemplo, digamos que você tenha uma clínica de odontologia e seu lead busque mais informações de como melhorar seus dentes amarelos.

Você precisa mostrá-lo as inúmeras técnicas que existem no mercado para o clareamento dentário e informar com detalhes os principais benefícios deste tipo de tratamento, mas, sem falar de preços, procedimentos, etc.

É nessa fase que você deve impressionar seu atual lead e convertê-lo em um potencial cliente. É também esta etapa que o levará até o final do funil de vendas.

3 – O fundo do funil (BoFu): a decisão e o fechamento da compra

Nesta última etapa do funil de vendas, você quer transformar o cliente em potencial em um cliente pagante. 

Dependendo do que esteja vendendo, você pode vender diretamente de uma página de vendas, é nesta etapa que o seu cliente vai fechar a compra.

Geralmente, a página de vendas é composta com todas as informações do produto como vantagens, prazos, entrega, política de reembolso, e lógico o preço e condições de pagamento.

Como criar um funil de vendas para vender qualquer produto ou serviço?

Você percebeu quão poderoso é um funil de vendas e como ele pode resolver de uma vez por todas a sua falta de clientes e vendas.

Funil de Vendas - o Guia Completo para iniciantes

Infelizmente não é tão simples criar um funil de vendas sozinho, e muito menos, criar um funil de vendas que seja adaptado às reais necessidades do seu negócio.

Para resolver este problema, você precisa conhecer a Builderall, a mais completa ferramenta para criação e gestão de funis de vendas que existe.

A BuilderAll permite que você:

  • Colete seus leads de maneira profissional;
  • Organize qual conteúdo deve alimentar cada etapa do seu funil de vendas;
  • Gerencie cada lead coletado;
  • Crie e automatize inúmeras campanhas de email marketing na própria ferramenta;
  • Crie e faça super lançamentos dos seus produtos ou serviços;
  • Automatizar todos os processos de suas ações de marketing, aumentando o engajamento e gerando vendas diárias;
  • Crie autoridade e uma marca forte na internet.

Estas são apenas algumas das grandes funções que esta fantástica ferramenta oferece ao seu negócio. Portanto, se você busca alavancar as suas vendas e acabar definitivamente com a escassez de clientes, conheça agora a BuilderAll e teste gratuitamente por 14 dias, você vai se surpreender!

Deixe o seu comentário aqui!

comments