Mindset empreendedor

Tempo de leitura: 7 minutos

mindset empreendedor
Busque um mindset empreendedor

Este artigo trata sobre um termo moderno, Mindset; porém, voltado para uma característica pessoal antiga, ser Empreendedor. É o mindset empreendedor, ou seja, pensamento ou mente empreendedora. Empreender não é simples e, mesmo existindo traços de personalidade inatos para ser um empreendedor, aqueles que não os têm podem adquiri-los. Existe um potencial empreendedor nas pessoas, passível de ser explorado e desenvolvido.

Vamos começar perguntando se você conhece a história do ex-catador de latinhas que se tornou empresário? Pois bem, seu nome é Geraldo Rufino e uma entrevista com ele foi publicada no site do Sebrae (você pode ler a entrevista completa aqui).

Quando perguntado sobre como começar a empreender depois dos 50 anos, ele respondeu: “Para você começar a empreender com 50 anos ou com 10 anos é igualzinho. A primeira coisa é sentir vontade de fazer algo por alguém, porque você não empreende para você e sim para o outro. Empreender é você assumir a posição de locomotiva, de arrastar alguma coisa, compartilhando, impactando a vida de mais alguém, fazendo a diferença do meio que você vive.” 

Uma das principais características do mindset empreendedor é a capacidade de assumir riscos e conviver com eventuais fracassos. Afinal, muitas situações desafiadoras se colocam quando da elaboração de um negócio ou do surgimento de uma oportunidade, podendo ter um resultado final positivo ou negativo.

Para Rufino, situações adversas deram resultados positivos. Isso porque ele viu no fracasso uma possibilidade de sucesso: “… consegui dinheiro para ajudar meus irmãos com a compra de dois caminhões. Mas depois de os dois tombarem em acidentes, só sobraram as peças. Então, pegamos as peças para vender e pagar as dívidas que ainda tínhamos da compra dos veículos. Isso se transformou na maior empresa em reciclagem de peças da América Latina”.

Revendo os conceitos de Empreendedorismo e Mindset

O conceito de Empreendedorismo, popularizado em 1945 por Joseph Schumpeter e, posteriormente, desenvolvido brilhantemente por Peter Drucker, dá conta de uma pessoa versátil, capitalista, que consegue reunir recursos financeiros para tornar viável o negócio; assim como tem habilidades técnicas próprias para conseguir produzir, organizar e vender o negócio ou o seu produto.

Quanto ao termo Mindset, ele vem da professora de psicologia na Universidade Stanford, Carol S. Dweck, ph.D., que o conceitua como “a atitude mental com que encaramos a vida”, considerando-o como crucial para o sucesso em qualquer área. O resultado de relacionamentos familiares, com filhos, com amigos e com colegas de trabalho têm a ver com a forma como processamos em nossa mente as diferentes situações que se apresentam.

Porém, é do relacionamento interno, consigo mesmo, da forma íntima de pensar e sentir que surge a diferença entre ter sucesso ou não como empreendedor. Ter um mindset empreendedor é ingrediente fundamental para empreender. A maneira como nossa mente busca a realização ou a desistência de objetivos determina nossos resultados.

Você pode achar que uma mente empreendedora é inata, que a pessoa nasce com ela. No entanto, como falamos acima, o mindset empreendedor pode ser adquirido. Para a professora Dweck, existem basicamente dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. É possível, conhcendo-os, trabalhar para se melhorar e ir em busca de seus objetivos empreendedores.

Mindset fixo e mindset de crescimento

No mindset fixo, o indivíduo considera que seu potencial de habilidades é limitado. Acredita que nasceu com certas capacidades e que elas determinam (ou limitam) o seu potencial de crescimento. Sua índole insegura o impede de buscar novas opções para expandir-se em áreas não afins. 

Para o mindset fixo, é preferível confirmar suas habilidades conhecidas, as quais lhe dá segurança, a tentar novos projetos. Mesmo com intenções para evoluir, em parte, falta-lhe a coragem de correr riscos para inovar ou crescer, condição fundamental para o empreendedor. Ela avalia o risco de cada situação e vive em função de dúvidas como: acertar ou errar; aceitação ou rejeição; sucesso ou fracasso; inteligência ou tolice.

Já no mindset de crescimento existe um componente diferenciador: a paixão por crescer. A vontade de crescer faz com que o indivíduo busque aperfeiçoar-se através do aprendizado e conhecimento. Isso lhe dá subsídios intelectuais que, associados ao seu espírito apaixonado, o tornará um empreendedor. Estabilidade não faz parte de suas intenções. Ele quer os desafios, e se sente seguro neles, pois se preparou para isso.

O Mindset de crescimento não liga para dúvidas. Ele está mais voltado para crenças positivas. Ele acredita que é viável se desenvolver através do aprendizado. Ele acredita que é melhor vencer as deficiências que escondê-las. Ele acredita que boas parcerias estimulam o crescimento…

Mindset para o marketing digital

Estamos numa época de muitas dúvidas sobre empreender ou não. Por outro lado, é uma época de estímulo à internet. Cada vez mais pessoas estão usando recursos da internet para comprar, vender, trocar, lançar produtos, fazer cursos, aprender, especializar-se etc. 

Neste cenário de dúvidas e oportunidades, o mindset fixo prefere ficar parado e esperar; já o mindset de crescimento acredita em ir em frente, em avançar, afinal, a internet está aí para ajudar. Então, empreender pela internet, no chamado marketing digital, pode e está sendo uma boa opção.

Quando citamos acima o caso de Rufino, o ex-catador de latinhas que virou grande empresário do setor, nos deparamos com a seguinte frase dita por ele sobre empreender: “A primeira coisa é sentir vontade de fazer algo por alguém, porque você não empreende para você e sim para o outro.” 

Agora, perguntamos a você: Já reparou quantas pessoas buscam soluções para seus problemas através da internet? Resposta: milhões. Será que você não pode ser um empreendedor digital, pensando como Rufino e levando alguma solução para o outro? Empreendendo para o outro?

mindset de crescimento sabe que não está sozinho nesta… Com o verdadeiro espírito apaixonado pelo aprendizado e conhecimento, muitos estão buscando aperfeiçoar-se através de cursos sobre ganhar dinheiro pela internet. “Ganhar dinheiro pela internet” é apenas uma forma simples de falar, pois aprendemos com Rufino que ser um mindset empreendedor é querer fazer algo por alguém. Assim, o retorno vem.

Você quer ser um mindset empreendedor, um mindset de crescimento?

E você? é um mindset fixo ou um mindset de crescimento? Você pensa, estuda, vê algumas possibilidades, lê relatos positivos de quem já está no mercado digital mas, até agora, não se decidiu a avançar nessa área? Então conheça um método que pode dar o impulso que você busca. Existe uma matemática perfeita para obter sucesso na internet. Conheça o método, ouça os relatos e tire suas próprias conclusões.

Apenas reflita que, da mesma forma que empreender fisicamente, não existe fórmula mágica no mundo digital. Você vai precisar trabalhar muito, ter consistência e persistência para chegar lá, pelo menos no início, onde seu desenvolvimento vai ser uma soma de estudo, prática e trabalho.

Mas, como dissemos antes, o mindset de crescimento sabe que não está sozinho, sabe que poderá contar com a ajuda de experts que têm o mesmo pensamento: empreender para o outro, empreender para você! A força para você conseguir, vem de sua paixão por crescer.

E seja feliz!

Deixe o seu comentário aqui!

comments