Neste artigo vamos explicar quem é o profissional de Marketing, o Mercadólogo. Vamos também elucidar a sua função, a sua atuação, o que ele faz. Muitas pessoas ainda têm dúvidas e fazem confusão sobre os campos de atuação daqueles que trabalham com comunicação, publicidade ou marketing.

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Início
  • Quem Sou
  • Youtube
  • Maratona Multinivel Digital
Busca
  • Início
  • Mercadólogo
  • O profissional de Marketing, o Mercadólogo

O profissional de Marketing, o Mercadólogo

Leandro Fonseca outubro 30, 2020 Marketing, Mercadólogo

Tempo de leitura: 7 minutos

marketing
O profissional de Marketing é o Mercadólogo

Neste artigo vamos explicar quem é o profissional de Marketing, o Mercadólogo. Vamos também elucidar a sua importância, a sua atuação, o que ele faz. Muitas pessoas ainda têm dúvidas e fazem confusão sobre os campos de atuação daqueles que trabalham com comunicação, publicidade ou marketing.

A graduação em Tecnologia

Em tempos passados, existiam no Brasil dois graus de estudo adquiridos para profissionais de nível superior, formados na Graduação: o Bacharelado (Bacharel) e a licenciatura (licenciado). Depois, na década de 90, foi acrescido mais um nível superior, a Tecnologia (Tecnólogo). Deve-se fazer a importante diferenciação entre o profissional Tecnólogo e o Técnico, este de nível médio.

Com o advento deste novo grau superior de estudo, muitos cursos novos surgiram, tanto na modalidade presencial, quanto no Ensino a Distância (EAD). Entre eles está o curso de Tecnologia em Marketing. Duas das principais características dos cursos superiores em Tecnologia são o tempo de curso diminuto em relação aos cursos que formam bacharéis ou licenciados, sendo concluído em dois ou três anos, e o seu escopo (conteúdo) direcionado unicamente para a técnica da profissão.

Assim, como o graduando em Tecnologia (futuro Tecnólogo) estuda especificamente o saber-fazer de uma profissão, o tempo de formação pode ser menor (pois elimina matérias desnecessárias), tornando-o um especialista. Aliás, o sufixo “logo”, que vem do grego Logos, significa razão ou conhecimento e é utilizado em nossa língua para caracterizar aquele que se especializou.

A graduação em Marketing

Este é o caso do profissional de Marketing, o Mercadólogo, formado pelo curso de Tecnologia em Marketing. Esta profissão está inserida na área ampla da Comunicação, que envolve outras como Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo. O Marketing, que antes era somente uma disciplina inserida no curso de Publicidade e Propaganda ou era uma pós-graduação, ganhou vida própria como graduação e profissão.

É importante saber que o termo “marketeiro” não é adequado para caracterizar o profissional de Marketing e deve ser desestimulado o seu uso. Além do termo estar incorreto em sua etimologia, ele foi fortemente associado ao marketing político e, de forma infeliz, adquiriu uma conotação pejorativa. O marketing político é um campo de atuação nobre como qualquer outro, porém, o termo “marketeiro” não condiz com a seriedade da profissão.

O que faz o Mercadólogo

O Marketing existe basicamente por dois motivos: as empresas (e também pessoas físicas) estão e sempre estarão focadas em (1) aumentar a quantidade de consumidores de seus produtos ou serviços e (2) melhorar a sua imagem junto a eles. Portanto, o Mercadólogo, em perfeita harmonia com estes principais objetivos das empresas, é o profissional que realiza as funções para que tais objetivos sejam atingidos.

Hoje, o profissional de Marketing é considerado um estrategista de negócios ou um gestor de negócios, haja vista a sua praxe envolver uma cadeia de atividades/ações estratégicas e gerenciais voltadas para resultados. A concatenação entre o que o público quer ou precisa consumir e o que a empresa oferece está a cargo do Mercadólogo. Este é o seu negócio.

Dentro disso, o profissional de Marketing olha o mercado externo, do qual ele colherá dados para análise e interpretação das exigências do público-alvo e para o qual ele irá desenvolver produtos (ou renová-los), além de planejar estratégias de vendas e captação de consumidores. Mas olha também para o mercado interno, da própria empresa, trabalhando com o público interno, através do endomarketing ou comunicação corporativa, alinhando os colaboradores com os objetivos e os resultados traçados.

O Mercadólogo lida com temas técnicos

Numa rápida lista de terminologias próprias, é possível entender a tecnicidade do trabalho deste profissional. Veja:

  • comunicação corporativa;
  • lançamento de produtos;
  • desenvolvimento de produto;
  • renovação de produto;
  • gerência de produto;
  • plano de marketing;
  • “4 Ps do Marketing”: “produto”, “preço”, “praça” e “promoção”;
  • pesquisas de perfis e hábitos dos consumidores;
  • canais de venda;
  • mídias e pontos de contato;
  • comportamento de consumo e shopology;
  • branded content e storytelling;
  • trade marketing;
  • inbound marketing;
  • Google Analytics, softwares de automação de marketing, tráfego e tantos outros…

Se, tanto Publicitários, quanto Mercadólogos devem ser muito criativos em suas atividades, o marketing exige ainda um perfil bastante analítico. Para se ter sucesso no mercado é preciso ter informações e saber retirar delas o importante. Informações de mercado e criatividade são os alimentos do Mercadólogo. Isto, misturado com recursos técnicos leva aos resultados.

O Marketing Digital como ferramenta do Marketing tradicional

marketing digital

O Marketing evolui e continua a evoluir, acompanhando as necessidades da sociedade atual. Com o surgimento da internet e dos ambientes virtuais, muitas ações de marketing migraram para este novo viés, o mundo online. São infinitas possibilidades e diferentes recursos que agora estão disponíveis ao Mercadólogo.

No mundo digital, o Marketing avança pela possibilidade do alcance global, aumentando exponencialmente a interatividade com o consumidor e podendo, de forma muito objetiva, segmentar nichos e públicos. Com isso, os investimentos são melhor direcionados, usados mais racionalmente, reduzindo os custos das campanhas.

No Marketing Digital, todas as ações e os seus resultados são monitorados através do uso de métricas próprias e eficazes. As metodologias nos ambientes virtuais permitem melhor gestão e integração dos times de marketing e vendas, favorecendo a estruturação dos departamentos afins.

Profissional x amador

Após entender a profissionalização do Mercadólogo, sabendo como ele evolui tecnicamente a fim de proporcionar os dois principais objetivos empresariais (aumentar a quantidade de consumidores de seus produtos ou serviços e melhorar a sua imagem junto a eles), você concebe amadorismo neste setor? Com certeza, não. Entretanto, o mercado tem uma proliferação deles. E pior, levando a mensagem enganadora que marketing ou marketing digital podem ser feitos por qualquer um, e que resultados nesta área vêm automaticamente.

O verdadeiro profissional Mercadólogo assume posições na empresa, como Assistente de Marketing, Analista de Marketing, Coordenador, Gerente ou Diretor de Marketing. Envolve diversos setores da empresa, incluindo vendas, publicidade e financeiro. Por ter trâmite e uma visão ampla da atuação de diversos setores, este profissional serve a empresas grandes ou pequenas, indústrias, comércio, órgãos públicos, terceiro setor e, também, a pessoas físicas que possuem negócios e divulgam sua imagem.

O profissional de Marketing como solução de negócios

Se, por um lado, consumidores e sociedade estão mais exigentes, por outro lado, estão sempre querendo soluções e produtos novos. Tendências, gestão e relacionamento são habilidades do profissional de Marketing. Já na graduação, o Mercadólogo começa a tornar-se um especialista na gestão de negócios e de marcas. Isto está no DNA do ensino de Marketing.

Também, as próprias organizações sabem que os “4 Ps do Marketing”, que são “produto”, “preço”, “praça” e “promoção”, estão na base do sucesso empresarial, seja no físico, seja no digital. Portanto, não podem permitir que este setor não seja profissional. Viver e respirar os 4 Ps da empresa ou do negócio para o qual foi contratado é o que faz o Mercadólogo.

Enfim, este profissional insubstituível sabe que só existe uma linguagem a falar quando se trata de negócios: a linguagem dos resultados. Ele se concentra em entregar resultados. Sempre considerando as metas da empresa (ou pessoa física) e a estrutura (que deveria ser montada por ele) pessoal, tecnológica e financeira disponível.

Este é profissional!

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

Deixe o seu comentário aqui!

comments

Leitura focada

Sobre Leandro Fonseca

Missão: Ajudar pessoas a saírem da média através do empreendedorismo em “tempo parcial”, ajudar pessoas comuns com resultados comuns a se tornarem pessoas extraordinárias com resultados extraordinários e construírem liberdade de tempo e dinheiro.

Twitter Facebook

Artigos relacionados

  • ALERTA: “CONVERGÊNCIA” – QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL!

  • dinheiro garantido

    Foco definido, dinheiro garantido

  • 3 poderosas dicas para construir um negócio de sucesso

    Três poderosas dicas para construir um negocio de marketing multinível de sucesso.

  • verdade sobre marketing digital

    A verdade sobre porque você não acerta no Marketing Digital

  • o pulo do gato no marketing digital

    O que você precisa para, finalmente, vencer no Marketing Digital

  • Bahamas Nassau Atlantis Island Paradise

Artigo anterior Chegou a sua vez no Marketing Digital
Próximo artigo Tudo começa e termina em Liderança

leandromktbr

LEANDRO FONSECA - Mkt Digital
Hey Tubarão🦈, O que você mais gostou da aula Hey Tubarão🦈,

O que você mais gostou da aula de hoje?

Preparado para iniciar no mundo digital?

👇🏻

#produtordigital #marketingdigitaldeafiliados #marketingparainiciantes #marketingdigitalbrasil #estratégiasdigitais #aulaaovivo #leandrofonsceca 5X5ESCALÁVEL #TUBARÕES
O que você está fazendo para conquistar os seus O que você está fazendo para conquistar os seus sonhos?

Realizar um sonho é uma tarefa muito complicada, mas aqueles que têm desejos sinceros e verdadeiros sempre conseguem.
Bom final de semana TUBARÕES!

#finaldesemana #sábado #sol #summer #verao2021 #Gratidão #leandrofonseca #5X5escalável #TUBARÕES
Amanhã tem LIVE A ÚLTIMA OPORTUNIDADE DIGITAL Amanhã tem LIVE

A ÚLTIMA OPORTUNIDADE DIGITAL 
Vem comigo descobrir qual é essa chance.

15/02 às 7h55

#livediária #marketingparainiciantes #marketingdigitalbrasil #marketingdigital #estratégiasdigitais  #marketing #LeandroFonseca #5X5escalável #TUBARÕES
Veja mais... Siga-me!

Sobre o autor

Tenho como missão ajudar pessoas a saírem da média através do empreendedorismo em “tempo parcial”, ajudar pessoas comuns com resultados comuns a se tornarem pessoas extraordinárias com resultados extraordinários e construírem liberdade de tempo e dinheiro...

Saiba mais
  • Negócios Online
  • Network Marketing
  • Empreendedor
  • Como recrutar e vender pela internet sem errar
  • Como GANHAR DINHEIRO RÁPIDO NA INTERNET
https://leandrofonseca.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Entrevista-Marketing.mp4

Siga me!

· 2021 © Todos os direitos reservados

  • Início
  • Quem Sou
  • Youtube
  • Maratona Multinivel Digital