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Neste artigo vamos explicar quem é o profissional de Marketing, o Mercadólogo. Vamos também elucidar a sua importância, a sua atuação, o que ele faz. Muitas pessoas ainda têm dúvidas e fazem confusão sobre os campos de atuação daqueles que trabalham com comunicação, publicidade ou marketing.
A graduação em Tecnologia
Em tempos passados, existiam no Brasil dois graus de estudo adquiridos para profissionais de nível superior, formados na Graduação: o Bacharelado (Bacharel) e a licenciatura (licenciado). Depois, na década de 90, foi acrescido mais um nível superior, a Tecnologia (Tecnólogo). Deve-se fazer a importante diferenciação entre o profissional Tecnólogo e o Técnico, este de nível médio.
Com o advento deste novo grau superior de estudo, muitos cursos novos surgiram, tanto na modalidade presencial, quanto no Ensino a Distância (EAD). Entre eles está o curso de Tecnologia em Marketing. Duas das principais características dos cursos superiores em Tecnologia são o tempo de curso diminuto em relação aos cursos que formam bacharéis ou licenciados, sendo concluído em dois ou três anos, e o seu escopo (conteúdo) direcionado unicamente para a técnica da profissão.
Assim, como o graduando em Tecnologia (futuro Tecnólogo) estuda especificamente o saber-fazer de uma profissão, o tempo de formação pode ser menor (pois elimina matérias desnecessárias), tornando-o um especialista. Aliás, o sufixo “logo”, que vem do grego Logos, significa razão ou conhecimento e é utilizado em nossa língua para caracterizar aquele que se especializou.
A graduação em Marketing
Este é o caso do profissional de Marketing, o Mercadólogo, formado pelo curso de Tecnologia em Marketing. Esta profissão está inserida na área ampla da Comunicação, que envolve outras como Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo. O Marketing, que antes era somente uma disciplina inserida no curso de Publicidade e Propaganda ou era uma pós-graduação, ganhou vida própria como graduação e profissão.
É importante saber que o termo “marketeiro” não é adequado para caracterizar o profissional de Marketing e deve ser desestimulado o seu uso. Além do termo estar incorreto em sua etimologia, ele foi fortemente associado ao marketing político e, de forma infeliz, adquiriu uma conotação pejorativa. O marketing político é um campo de atuação nobre como qualquer outro, porém, o termo “marketeiro” não condiz com a seriedade da profissão.
O que faz o Mercadólogo
O Marketing existe basicamente por dois motivos: as empresas (e também pessoas físicas) estão e sempre estarão focadas em (1) aumentar a quantidade de consumidores de seus produtos ou serviços e (2) melhorar a sua imagem junto a eles. Portanto, o Mercadólogo, em perfeita harmonia com estes principais objetivos das empresas, é o profissional que realiza as funções para que tais objetivos sejam atingidos.
Hoje, o profissional de Marketing é considerado um estrategista de negócios ou um gestor de negócios, haja vista a sua praxe envolver uma cadeia de atividades/ações estratégicas e gerenciais voltadas para resultados. A concatenação entre o que o público quer ou precisa consumir e o que a empresa oferece está a cargo do Mercadólogo. Este é o seu negócio.
Dentro disso, o profissional de Marketing olha o mercado externo, do qual ele colherá dados para análise e interpretação das exigências do público-alvo e para o qual ele irá desenvolver produtos (ou renová-los), além de planejar estratégias de vendas e captação de consumidores. Mas olha também para o mercado interno, da própria empresa, trabalhando com o público interno, através do endomarketing ou comunicação corporativa, alinhando os colaboradores com os objetivos e os resultados traçados.
O Mercadólogo lida com temas técnicos
Numa rápida lista de terminologias próprias, é possível entender a tecnicidade do trabalho deste profissional. Veja:
- comunicação corporativa;
- lançamento de produtos;
- desenvolvimento de produto;
- renovação de produto;
- gerência de produto;
- plano de marketing;
- “4 Ps do Marketing”: “produto”, “preço”, “praça” e “promoção”;
- pesquisas de perfis e hábitos dos consumidores;
- canais de venda;
- mídias e pontos de contato;
- comportamento de consumo e shopology;
- branded content e storytelling;
- trade marketing;
- inbound marketing;
- Google Analytics, softwares de automação de marketing, tráfego e tantos outros…
Se, tanto Publicitários, quanto Mercadólogos devem ser muito criativos em suas atividades, o marketing exige ainda um perfil bastante analítico. Para se ter sucesso no mercado é preciso ter informações e saber retirar delas o importante. Informações de mercado e criatividade são os alimentos do Mercadólogo. Isto, misturado com recursos técnicos leva aos resultados.
O Marketing Digital como ferramenta do Marketing tradicional
O Marketing evolui e continua a evoluir, acompanhando as necessidades da sociedade atual. Com o surgimento da internet e dos ambientes virtuais, muitas ações de marketing migraram para este novo viés, o mundo online. São infinitas possibilidades e diferentes recursos que agora estão disponíveis ao Mercadólogo.
No mundo digital, o Marketing avança pela possibilidade do alcance global, aumentando exponencialmente a interatividade com o consumidor e podendo, de forma muito objetiva, segmentar nichos e públicos. Com isso, os investimentos são melhor direcionados, usados mais racionalmente, reduzindo os custos das campanhas.
No Marketing Digital, todas as ações e os seus resultados são monitorados através do uso de métricas próprias e eficazes. As metodologias nos ambientes virtuais permitem melhor gestão e integração dos times de marketing e vendas, favorecendo a estruturação dos departamentos afins.
Profissional x amador
Após entender a profissionalização do Mercadólogo, sabendo como ele evolui tecnicamente a fim de proporcionar os dois principais objetivos empresariais (aumentar a quantidade de consumidores de seus produtos ou serviços e melhorar a sua imagem junto a eles), você concebe amadorismo neste setor? Com certeza, não. Entretanto, o mercado tem uma proliferação deles. E pior, levando a mensagem enganadora que marketing ou marketing digital podem ser feitos por qualquer um, e que resultados nesta área vêm automaticamente.
O verdadeiro profissional Mercadólogo assume posições na empresa, como Assistente de Marketing, Analista de Marketing, Coordenador, Gerente ou Diretor de Marketing. Envolve diversos setores da empresa, incluindo vendas, publicidade e financeiro. Por ter trâmite e uma visão ampla da atuação de diversos setores, este profissional serve a empresas grandes ou pequenas, indústrias, comércio, órgãos públicos, terceiro setor e, também, a pessoas físicas que possuem negócios e divulgam sua imagem.
O profissional de Marketing como solução de negócios
Se, por um lado, consumidores e sociedade estão mais exigentes, por outro lado, estão sempre querendo soluções e produtos novos. Tendências, gestão e relacionamento são habilidades do profissional de Marketing. Já na graduação, o Mercadólogo começa a tornar-se um especialista na gestão de negócios e de marcas. Isto está no DNA do ensino de Marketing.
Também, as próprias organizações sabem que os “4 Ps do Marketing”, que são “produto”, “preço”, “praça” e “promoção”, estão na base do sucesso empresarial, seja no físico, seja no digital. Portanto, não podem permitir que este setor não seja profissional. Viver e respirar os 4 Ps da empresa ou do negócio para o qual foi contratado é o que faz o Mercadólogo.
Enfim, este profissional insubstituível sabe que só existe uma linguagem a falar quando se trata de negócios: a linguagem dos resultados. Ele se concentra em entregar resultados. Sempre considerando as metas da empresa (ou pessoa física) e a estrutura (que deveria ser montada por ele) pessoal, tecnológica e financeira disponível.
Este é profissional!