O que é Growth Hacking e como implementar em seu negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

O que é Growth Hacking e como implementar em seu negócio

O Growth Hacking é um termo relativamente novo, mas que vem conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Trata-se de uma estratégia de marketing focada na aceleração do crescimento de uma empresa através da execução de ações inovadoras e criativas. Se você tem interesse em saber o que é Growth Hacking e como implementar em seu negócio, confira neste artigo todas as informações necessárias!

A Origem do Growth Hacking

O termo Growth Hacking foi criado por Sean Ellis, em 2010. Na época, Ellis era CEO da startup DropBox e buscava um profissional de marketing que pudesse ajudar a empresa a crescer rapidamente. 

Após muita pesquisa, chegou à conclusão de que não existia nenhum profissional com esse perfil no mercado. Diante disso, decidiu assumir o cargo de Chief Growth Officer (CGO) da companhia e desenvolveu um modelo de crescimento para a DropBox que resultou na aquisição de 100 milhões de usuários em 15 meses.

A partir daí, Ellis passou a divulgar o conceito de Growth Hacking e ajudar outras startups a alcançarem o sucesso. 

O termo “Growth Hacking” é uma tradução livre para o português do inglês “growth hacking”, que pode ser traduzido como “hackear o crescimento”.

Como funciona o Growth Hacking

Muito importante além de saber o que é Growth Hacking, é entender como esta estratégia de marketing voltada para a obtenção de crescimento exponencial funciona. 

Para isso, ele utiliza técnicas inovadoras e fora do convencional, além de um olhar analítico para todos os processos da empresa. 

O objetivo é identificar oportunidades de melhoria nos pontos críticos do negócio e desenvolver soluções rápidas e baratas para maximizar os resultados.

O Hacking de crescimento é um termo frequentemente usado no mundo dos negócios, mas o que realmente significa? 

Na prática, o Growth hacking é um processo de rápida experimentação através do marketing, desenvolvimento de produtos, vendas e outras áreas de um negócio a fim de encontrar a maneira mais eficiente de crescer. 

Esta abordagem tem se tornado cada vez mais popular na era digital, pois pode ser usada para escalar um negócio de forma rápida e eficiente. 

Em muitos casos, envolverá o uso de dados e análises para identificar quais canais de marketing são os mais eficazes. Uma vez identificados estes canais, as empresas podem então concentrar seus esforços nestas áreas a fim de alcançar os melhores resultados. 

Embora o Growth Hacking possa ser uma forma eficaz de escalar um negócio, é importante salientar que nem todas as empresas são adequadas para esta abordagem. 

Em alguns casos, os métodos tradicionais podem ser mais eficazes. Entretanto, para as empresas que estão procurando uma maneira rápida e eficiente de crescer, o Growth Hacking pode ser uma excelente opção.

Métodos utilizados

Metodos do Growth Hacking

Para atingir os objetivos propostos, o Growth Hacking utiliza diversas técnicas, como:

– Análise de dados;

– Criação de landing pages;

– Otimização de conversões (CRO);

– Inbound marketing;

– Marketing viral;

– SEO, entre outros.

Além disso, é importante que o profissional seja criativo e inovador, pois essas características são fundamentais para o sucesso da estratégia.

Vantagens de utilizar o Growth Hacking

Como qualquer empresário que usa a Internet sabe, a chave do sucesso é atrair e reter os usuários. Os métodos tradicionais de marketing podem ser caros e demorados, e muitas vezes não conseguem atingir o público pretendido. 

O Growth Hacking é uma abordagem relativamente nova que se concentra no uso de técnicas criativas e inovadoras para fazer crescer uma empresa de forma rápida e eficiente. 

Uma das maiores vantagens desta estratégia é que ela é relativamente barata. Você pode utilizá-la para atingir novos usuários sem gastar muito dinheiro em publicidade ou contratar uma empresa de marketing. 

Além disso, é também muito flexível, permitindo que você teste e implemente rapidamente novas idéias. Como resultado, o Growth Hacking se tornou uma ferramenta essencial para startups e empresas que buscam ganhar uma vantagem competitiva.

Exemplos do seu uso

O Growth Hacking envolve tudo sobre encontrar maneiras criativas de crescer um negócio de forma rápida e eficiente. 

Isto pode ser feito através de uma variedade de meios, como o uso das mídias sociais para gerar marketing boca-a-boca ou a oferta de bônus de indicação para incentivar os clientes a trazer novos negócios. 

Aproveitando as estratégias, as empresas podem alcançar resultados impressionantes em um curto período de tempo.

Um dos exemplos mais famosos do uso do Growth Hacking vem do serviço de rádio online Pandora. Quando a Pandora foi lançada, eles usaram uma estratégia simples mas eficaz para aumentar rapidamente sua base de usuários. 

Eles ofereceram um período experimental gratuito, durante o qual os usuários podiam criar suas próprias estações de rádio personalizadas. Uma vez terminado o período de teste gratuito, os usuários tinham a opção de atualizar para uma assinatura paga. 

Esta abordagem em dois níveis permitiu à Pandora expandir rapidamente sua base de clientes, e eles são agora um dos serviços de streaming mais populares do mundo, com um valor estimado em US$   3,5 Bilhões de dólares.

Outro exemplo vem do site de reservas do HotelsCombined. Para incentivar os clientes a usarem seus serviços, eles implementaram um programa de indicação que ofereceu aos usuários um vale viagem de US$ 50 para cada novo cliente que indicassem. 

Este programa foi tão bem sucedido que permitiu que a HotelsCombined crescesse de forma exponencial, transformando-se em um dos maiores sites de reservas hoteleiras do mundo.

No Brasil um exemplo do uso do Growth Hacking é a plataforma de educação a distância, Coursera. A startup usou uma estratégia inovadora para atingir seu público-alvo: eles criaram um blog com os temas mais buscados pelos alunos e ofereceram conteúdos gratuitos. 

Com isso, a Coursera conseguiu atrair milhares de usuários para seu site e, consequentemente, aumentar significativamente suas vendas.

Como implementar o Growth Hacking em meu negócio?

Agora você sabe o que é Growth Hacking e como esta estratégia de marketing funciona. Para implementá-la em seu negócio, você pode contratar um profissional especializado na área.

Como implementar o Growth Hacking

Este tipo de profissional está sempre atento às oportunidades de melhoria e inovação. Além disso, por experiência ele possui um olhar analítico para todos os processos da empresa e busca soluções rápidas e baratas para maximizar os resultados.

Se você tem mais dúvidas destes serviços e como ele funciona, fale comigo, terei a maior satisfação em orientá-lo. Vamos juntos acelerar o crescimento do seu negócio!

Deixe o seu comentário aqui!

comments