Procrastinação: 10 técnicas para aumentar sua produtividade!

Tempo de leitura: 6 minutos

O Que é Procrastinação - 10 técnicas dicas para aumentar sua produtividade

Você tem o hábito de adiar constantemente as coisas para amanhã? Você nunca termina o que começa? Então, não há dúvida: você é um procrastinador. Não se preocupe, não é uma doença ou um palavrão. É, no entanto, um hábito que você deve aprender a mudar. Hoje veremos o que é procrastinação e como isso pode interferir diretamente no seu crescimento profissional.

O Que é procrastinação?

A procrastinação é o hábito adiar a realização de uma tarefa, seja dedicando seu tempo a outras tarefas menos importantes ou se distraindo com atividades não relacionadas ao trabalho, como navegar nas mídias sociais ou assistir a uma série de TV.

Mesmo sabendo que não deve procrastinar porque tem um prazo a cumprir, é mais tentador gastar seu tempo com outra coisa que lhe dará gratificação imediata do que trabalhar em direção a um objetivo mais longo.

Procrastinação não é sinônimo de preguiça

Quando as pessoas são solicitadas a explicar por que procrastinam no trabalho, cada uma apresenta suas próprias razões. Os mais comuns são geralmente os seguintes: 

  • Preguiça;
  • Falta de autocontrole;
  • O medo do fracasso;
  • Mau hábito;
  • Perfeccionismo;
  • Sentindo que o trabalho não é urgente;
  • Confusão sobre as necessidades;
  • Pensamentos negativos;
  • Medo de projetos complexos ou avassaladores;
  • Trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo.

Quase todas elas decorrem de um único motivo, um obstáculo central que leva à procrastinação no trabalho: a falta de clareza. 

Se você desenvolveu o hábito de procrastinar, é provável que não saiba por que seu trabalho é importante. Isso não é preguiça, mas um problema que pode ser resolvido.

Felizmente, você pode resolver este problema ao seguir minhas dicas abaixo, tenho certeza que sua produtividade vai aumentar rapidamente. Faça:

1 – Vincule tarefas a metas

A melhor maneira de parar de procrastinar é ter uma compreensão clara de como seu trabalho contribui para os objetivos da equipe e da empresa.

Com tal nível de clareza, a obra assume todo o seu significado. Em vez de trabalhar pelo trabalho, você contribui para uma visão mais ampla.

O trabalho que você costuma adiar tem um valor claro, você não precisa mais lutar com a inconsistência do tempo.

2 – Liste todas as tarefas a serem feitas

Para evitar a procrastinação, a primeira coisa a fazer é criar uma lista detalhada de todas as tarefas que precisa realizar.

Desta forma, você terá uma noção clara do que precisa ser feito, fora o fato que vai evitar estresse e a fadiga quando estiver fazendo tarefas maiores.

Na prática, faça uma lista de suas tarefas no seu computador ou em um pedaço de papel. Evite salvar no seu telefone, do contrário, você corre o risco de ser tentado a abrir as redes sociais ou algo do tipo ao pegar o telefone para ver as tarefas.

Anote tudo que vai ser feito a curto prazo (na mesma da semana) e ao longo prazo (no próximo ou até anos).

Quando surgir novas tarefas, inclua-a na lista e apague aquelas que já foram concluídas, isso lhe dará uma sensação de dever cumprido.

3 – Divida suas tarefas pela importância de cada uma

Nem sempre saber o que é procrastinação significa que você vai conseguir vencê-la. Para fazer isso, você deve respeitar a seguinte ordem:

  • Tarefas importantes e urgentes;
  • Tarefas importantes, mas não urgentes;
  • Tarefas urgentes, mas não importantes;
  • Tarefas não urgentes e não importantes.

4 – Defina os prazos

Sem uma data de vencimento específica, pode ser tentador adiar o trabalho. Por outro lado, com prazos claros, você sabe exatamente quando uma tarefa precisa ser concluída.

Você pode então planejar seu trabalho de acordo para garantir que seja concluído a tempo. Afinal, você não pode produzir um trabalho eficaz se não souber quando ele precisa ser finalizado.

5 – Gerencie seu tempo

Agora que você já sabe o que é procrastinação e como organizar suas tarefas, chegou a hora de gerenciar seu tempo.

O Que é Procrastinação - Gestao de tempo

A técnica Pomodoro é sem dúvidas, o melhor método para melhorar sua produção. Criada no final dos anos 80 pelo ocupadíssimo executivo Francesco Cirillo, esta abordagem alterna-se entre sessões de trabalho e intervalos.

Um pomodoro significa focar na sua tarefa sem interrupções por 25 minutos, seguida de uma pausa de cinco minutos. 

E depois de quatro pomodoros, é hora de uma pausa mais longa de dez minutos. Estas curtas sessões de trabalho têm a vantagem de serem mais produtivas e motivadoras.

Existe um cronômetro online que você pode utilizar para cronometrar seu tempo e experimentar na prática o método pomodoro. É bem prático e gratuito.

6 – Faça apenas uma tarefa de cada vez

A maioria dos procrastinadores tem o mau hábito de ser multitarefa. Como resultado, eles perdem rapidamente a concentração e ficam sobrecarregados com a passagem do tempo.

No final, adiam para amanhã o que poderia ter terminado hoje. Basta dizer que esse comportamento é totalmente contraproducente. 

Portanto, concentre-se apenas em realizar uma tarefa de cada vez.

7 – Planeje os elementos necessários para realizar uma tarefa

Ao iniciar um negócio, começar é muitas vezes a parte mais difícil. Você precisa detalhar cada tarefa que vai realizar no dia seguinte.

Da mesma forma, organize todas as ferramentas e acessórios essenciais para realizar cada tarefa, certifique-se que não vai faltar nada e que não precisará levantar-se com frequência após começar os trabalhos.

8 – Remova as distrações

Ao procrastinar, alguns vilões são bem conhecidos, um deles é o seu celular. Ver as redes sociais, acompanhar o whatsapp, abrir emails, ver vídeos, tudo isso fará uma grande diferença no final do dia e da semana.

Portanto, elimine todas as distrações ao seu redor. Desligue a sua TV, silencie seu celular, tablet, enquanto estiver focado na sua tarefa atual. 

Deixe estas distrações somente para seus intervalos de descanso.

9 – Não se culpe por procrastinar

Parar de procrastinar é um trabalho de longo prazo. Essas 10 dicas não estão aqui para te vender sonhos, mas simplesmente para te ajudar.

Não existe receita mágica. Não nos livramos em poucos minutos dos maus hábitos que desenvolvemos ao longo do tempo.

No entanto, com uma boa dose de força de vontade, não há dúvidas de que você terá sucesso. Basta seguir o seu ritmo, confie em si mesmo e sempre seja honesto consigo mesmo!

10 – Conheça o Plano T30D

Você aprendeu em detalhes o que é procrastinação e viu algumas dicas poderosas de como evitar este hábito no seu dia a dia.

10 técnicas dicas para aumentar sua produtividade

Mas, você sabia que existe um treinamento que pode ajudá-(a) a otimizar seu tempo e gerar uma renda extra mesmo enquanto você realiza outras tarefas.

Conheça o Plano T30D!

Um treinamento feito exclusivamente para quem deseja ter sucesso online, com técnicas e macetes que somente os grandes profissionais conhecem e que farão toda a diferença em sua vida.

Sem dar mais spoilers, inscreva-se já e conheça todos os benefícios do Plano T30D!

Deixe o seu comentário aqui!

comments