Tendências do Marketing Digital para 2022

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Tendências do Marketing Digital para 2022

O ano de 2021 está chegando ao fim e já é possível dizer quais serão as tendências do marketing digital para 2022. Muitas mudanças ocorreram no mundo por causa da pandemia e ela também modificou algumas coisas no marketing na web. 

Se os dados eram muito importantes antes, agora são cruciais e valem muito. Por isso, as análises que buscam entender o comportamento do usuário desde quando seus hábitos de consumo se modificam até como se relacionam estão sendo cada vez mais comuns. 

Com tantas mudanças, abriu-se um leque de oportunidades para os negócios digitais, em especial aqueles focados na experiência do usuário.

Principais tendências do marketing digital para 2022

Por que as tendências são tão importantes? Ao sabermos quais serão as tendências do marketing digital para o próximo ano, é possível tomar decisões estratégicas mais facilmente e com maior grau de acerto!

Isso permite se antecipar e inovar o que acaba contribuindo para trazer conteúdos mais relevantes e ter uma boa conversa com o público atual. Analisar o momento atual é importante, mas apenas isso não é o suficiente. 

Também é preciso pensar no que pode vir e que possui grandes chances de se tornar uma prática. Quando se sabe o que está em alta e o que está obtendo uma baixa ou já se encontra em baixa as próximas  decisões estratégicas se tornam mais fáceis de serem tomadas. 

Assim, é possível determinar as seguintes tendências do marketing digital para 2022:

Experiência por voz

Desde o momento que o usuário decide pesquisar por algum assunto até realizar a compra o recurso de voz tem sido cada vez mais utilizado. Segundo um estudo realizado pela Juniper Research, até 2023 as transações do comércio realizada por voz sofrerão um aumento de US$ 19,4 bilhões.

Essa consultoria ainda fez uma previsão que as caixinhas inteligentes que contam com assistentes virtuais terão um crescimento entre 2021 e 2023 que supera os 50%. Isso mostra que a busca por agilidade e praticidade tende a aumentar cada vez mais nos anos que se seguem.

As pessoas estão buscando cada vez mais ajuda de assistentes virtuais para tarefas do cotidiano como cuidar da saúde, por exemplo. Assim, com as novas skills sendo utilizadas é possível perceber que os assistentes virtuais estão se ampliando cada vez mais.

Relacionamento através dos bots

Tendências do Marketing Digital para 2022 - Bots

Bots é o diminutivo da palavra robot e é a denominação para os softwares que simulam as ações humanas. Certamente você já deve ter utilizado quando entrou em contato com a assistência de alguma loja, por exemplo. 

Esses robôs estão sendo melhorados cada vez mais, o intuito, é passar a sensação que se está conversando com uma pessoa.

Outra razão para o aprimoramento dessa ferramenta é oferecer serviços mais humanizados e personalizados. Essa é uma tendência que já existe no mercado e que está ganhando muito mais força. 

User Generated Content

Mais uma das tendências do marketing digital para 2022 é o Conteúdo Gerado pelo Usuário. Como se trata de um conteúdo autêntico essa tendência se mostra muito relevante para as estratégias do marketing digital.

Mas o que significa isso? Certamente você já ouviu falar dos influenciadores digitais. Existem milhares na internet e muitos deles possuem uma quantidade enorme de seguidores que os seguem em busca de novos conteúdos e recomendações. 

Muitas vezes, o público prefere seguir os influenciadores digitais ao invés das personalidades famosas.

Por que isso acontece? Simplesmente porque as pessoas, quando se sentem próximas a alguém, tendem a ser influenciadas por ela, afinal, elas possuem afinidades, algo em comum. Então, se aquela pessoa diz que algo é bom para ela, certamente será bom para quem ouve.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Deloitte, o engajamento e conversões aumentam em torno de 30% quando o canal tem consumidores mais ativos. 

Esse estudo ainda mostrou que os usuários também gostam de participar nas estratégias adotadas pelas marcas, para que outros consumidores sejam ajudados.

Isso quer dizer que somente os influenciadores externos são capazes de levar o público a agir de acordo com as estratégias da marca? Na verdade não; pois os influenciadores internos também estão despontando como uma forte tendência.

Mas, o que são os influenciadores internos? Estes, são colaboradores que se tornam um tipo de influenciador digital daquela marca em específico. Assim, ele vai atrair a atenção do público e despertar sua curiosidade.

Marketing interativo e social selling

Outra das tendências do marketing digital para 2022 será o social selling. Mesmo já sendo tão popular, especialmente depois da chegada da pandemia em 2020, ele segue como uma das principais tendências da área do marketing digital para o próximo ano.

Marketing interativo e social selling

Mas o que significa social selling? Este termo ao ser traduzido quer dizer “venda social” e se trata de um mecanismo para a criação de relacionamentos através das redes sociais. 

Mas ele não se limita apenas a criar uma relação, também envolve realizar vendas utilizando-se das redes sociais

Se existe um ótimo espaço para que haja a interação entre as marcas e o público, certamente esta é a rede social. Através dela é possível prospectar clientes em potenciais e ter uma relação com eles com o intuito de gerar vendas. 

O que não faltam são plataformas com espaços que possibilitam a realização de vendas online e que permitem a integração das estratégias do social selling. Um dos principais recursos que o social selling possui, são as “lives commerces” que cada vez mais têm ganhado destaque.

O que não poderia ser diferente já que ela tem o poder de transformar essas transmissões ao vivo em algo de fundamental importância para que as vendas do varejo sejam mantidas e fortalecidas. Mas o que faz com que as lives commerces sejam uma ferramenta tão importante dentro do social selling?

Simplesmente porque elas fazem uma aproximação muito prática da marca com o consumidor. Isso permite que haja uma interação e que o relacionamento entre eles seja criado facilmente. 

Hoje, o consumidor não deseja ver apenas os produtos que a marca possui, ele também quer ter um pouco mais de interação, entretenimento e principalmente informação.

É por esse motivo que o social selling tem se mostrado como uma das principais tendências do marketing digital para 2022. Devido às live, o público consegue ter muito daquilo que deseja em um só lugar.

Conclusão

Você viu algumas ações de marketing que serão realidade no próximo ano, conhecê-las e colocá-las em prática, pode ajudar a turbinar o seu negócio, aumentar as vendas e fidelizar seus clientes.

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