Tudo começa e termina em Liderança

Tempo de leitura: 6 minutos

liderança1

Tudo começa e termina em liderança… é o que mais transmitimos aos nossos alunos do Marketing do Sucesso. Por quê? Simples, porque vencer no marketing digital é mais fácil com uma equipe que sozinho. Mesmo que você comece sozinho, logo precisará liderar, caso queira crescer e ter melhores resultados.

Damos muita ênfase a isto, pois em nossa metodologia, através do Método 5×5 Escalável, todo aluno logo forma a sua própria equipe e passa a apoiá-la. Como a chegada de novos prospects e leads (possíveis clientes) é grande e continua, se faz necessário e estratégico a distribuição destes contatos para uma equipe, onde todos irão ganhar, adquirindo forte estímulo.

Aliás, o principal objetivo de um líder é fazer com que todos alcancem o seu melhor desempenho, tanto em performance, quanto em resultados. Liderança e qualidade deveriam ser sinônimos. Encontrar meios para que a equipe tenha um melhor desempenho em busca da qualidade máxima, vencendo metas escalonáveis e atingíveis, é liderança.

Cultura participativa

Se tudo começa e termina em liderança, precisamos falar de cultura ou ambiente participativo. Aqui, podemos fazer uma analogia com o futebol, onde se diz que o treinador, antes mesmo de ser bom tecnicamente, precisa ser bom de vestiário, precisa ser bom de grupo, a fim de ter seus jogadores na mão, colaborando com ele. Desta forma, grupos médios conseguem suplantar times mais fortes, pois estão mais unidos em prol de um objetivo comum.

No negócio digital, o conhecimento do líder é fundamental, mas sua capacidade de motivar aqueles que vão lhe ajudar, clareando sempre as expectativas do grupo e providenciando recursos para o seu melhor desempenho, é vital. A equipe precisa se sentir motivada para participar. A busca incessante por resultados é obrigação de todos, mas manter este foco é função do líder.

Vencedores no digital

Em nosso Marketing do Sucesso, buscamos formar vencedores no digital. Para isso, o aluno passa por etapas, até tornar-se um líder de equipe em seu próprio projeto. Afinal, como dissemos antes, crescer em resultados é mais fácil com um grupo. Nesse processo, em nenhum momento nosso aluno está sozinho. A liderança sobre ele o acompanha, ensinando-lhe o saber-fazer e direcionando os seus passos. Esta característica do Método 5×5 Escalável visa dar segurança ao futuro líder.

A sequência pode ser a seguinte: o aluno chega ao nosso método disposto a ser um vendedor online, a trabalhar como afiliado ou a lançar um produto. Após conseguir uma vaga, ele tem acesso a metodologia e às ferramentas, aprendendo progredir em seu negócio, sempre recebendo o apoio da liderança. Ainda como aluno, ele começa a ganhar dinheiro, pois estará aprendendo ao mesmo que tempo em que vende, na prática. Aprende a superar metas como atingir o público (tráfego), tornar-se uma autoridade digital, lançar um projeto próprio e, finalmente, tornar-se um expert.

Assim, o aluno começa aprendendo com a metodologia, e logo continua a aprender, porém, ensinando o método a outros. Aprender ensinando, aqui, traz dois grandes benefícios ao aluno: (1) melhora suas habilidades técnicas e (2) o prepara para liderar. Isso porque a melhora das habilidades dá a capacidade para o alto desempenho, enquanto o ganho de experiência dá a autoridade.

DNA para formar líderes

A metodologia 5×5 é escalável, o que significa que o progresso rumo ao sucesso digital acontece por etapas e que, em cada etapa, conhecimento, liderança e resultados se acumulam e se somam. Por outro lado, também se acumulam atividades e habilidades quase impossíveis de serem executadas por um indivíduo só. Portanto, a formação de líderes está no DNA do Marketing do Sucesso.

Um projeto é algo em que existem um ponto de partida e um ponto de chegada, com resultados mensuráveis no caminho e no fim. O líder é aquele que irá conduzir a equipe neste processo. Ele sabe qual é a meta final e sabe como transmitir isso aos seus colaboradores. Ele sabe que precisa de ajuda, mas sabe também que pessoas querem ser valorizadas e ser vencedoras. Então, liderar não é somente fazer com que todos melhorem os seus desempenhos para dar resultados; é também, e principalmente, ajudar aos que querem vencer a chegar lá.

No marketing digital isso é vital. Tanto que nossa metodologia proporciona aos alunos a possibilidade de ganhos logo no início. Alguns de nossos alunos já tiveram ganhos de mais de 300% nos primeiros quinze dias. Para isso, o aluno encontrará algumas ferramentas para a criação de fontes de rendas variadas, vendas como afiliado e faturamento dentro da própria ferramenta da metodologia. O Método 5×5 é inclusivo. O aluno está incluído em algo maior, que o alicerçará no caminho. E ele, por sua vez, estará ganhando e aprendendo para logo ser um líder.

O que o líder não delega

O controle do desempenho geral e individual é responsabilidade do líder. Dentro disto está a supervisão de qualidade, tanto da performance dos colaboradores, quanto de seus resultados (que podemos chamar de produto final de sua atuação). A liderança não perde nunca o foco dos objetivos estratégicos e da qualidade, não esquecendo de manter sua equipe na mesma sintonia.

Outra função que o líder não delega, ainda na análise de desempenho, são assuntos confidenciais como promoções e recompensas. Antes disto, o próprio recrutamento responsabilidade de liderança. Um líder perspicaz consegue trazer para seu grupo colaboradores que logo terão condições de serem promovidos e/ou receberão recompensas por mérito.

Por outro lado, mesmo com uma equipe qualificada e confiável, é conveniente que alguma parte do atendimento de clientes importantes seja feita pelo líder. Principalmente, quando houver riscos ou ameaças na relação cliente/negócio.

Gestão das portas abertas

É muito antiga a linha de liderança chamada gestão de portas abertas, onde o superior mantém abertura parcial ou total aos seus colaboradores, sem necessidade de intermediários para que levem ideias construtivas ou possíveis soluções. Isso vem ao encontro de nossa metodologia, onde preconizamos que o líder delegue responsabilidades e, por sua vez, esteja aberto a visão do delegado. Afinal, este também está sendo preparado para liderar.

No marketing digital em grupo, onde a dinâmica efervescente dita o ritmo de negócios, deve existir uma via de mão dupla entre líder e liderado. Aquele que recebe uma função precisa sentir-se à vontade para consultar seu líder em momentos de dúvidas; enquanto o líder deve falar com seu delegado, sempre que perceber um andamento de tarefa inadequado. Liderança e autoridade não se perdem pelo contato direto, ao contrário, ajuda a preparar novos líderes com visão mais ampla.

Finalmente, em nossa metodologia, dizer que tudo começa e termina em liderança, significa que o aluno estará imerso, desde o início, num ambiente onde o líder irá ajudá-lo a vencer; da mesma forma, ele logo estará ajudando outros alunos a chegar lá, através de sua liderança. Aqui, líderes e liderados entendem a sua importância na cadeia do sucesso digital.

E seja feliz!

 

Deixe o seu comentário aqui!

comments